Sintomas de garganta inflamada


Quando o tempo muda muito rápido do calor para o frio, muitas pessoas acabam ficando com sua garganta inflamada e sofrendo muito com isso. Uma inflamação (ou processo inflamatório) é uma reação do organismo a uma infecção ou lesão dos tecidos do corpo. Por isso mesmo, essas pessoas sofrem quando ficam muito tempo expostas ao ar condicionado bem frio ou ao ar muito seco. Esse quadro, apesar de ser inevitável e incomodar, costuma ter fácil tratamento. Isso, porque a inflamação da garganta é um processo de defesa do próprio corpo. Antes de ficar preocupado com essa condição, vale analisar os sintomas mais comuns da garganta inflamada.

•Dificuldade de engolir
O sintoma mais comum é a dificuldade de engolir. Por estar ferida e em recuperação, o tecido da garganta está muito sensível, o que acaba deixando a região dolorida. Além disso, a garganta está inchada, dificultando a passagem dos alimentos. Nessa época, prefira se alimentar com líquidos, como cremes, vitaminas ou sopas.

•Tosse seca
Esse é outro sintoma de inflamação na garganta. Devido à irritação do tecido, o simples ato de respirar já serve para provocar a tosse seca. Uma tosse fraca e curta, também conhecida como “tosse de cachorro” é típica de garganta inflamada. Isso faz parte do quadro, e é normal.

•Febre
Outro sintoma de garganta inflada é a febre, alta ou baixa, que normalmente acompanha a dor na garganta, a tosse seca e a dificuldade de falar. Fique tranquilo, a febre é parte do processo inflamatório. O corpo eleva sua própria temperatura, pois isso é prejudicial à maioria das bactérias que põe nossa saúde em risco.

•Halitose
Finalmente, esse sintoma passa muitas vezes despercebido pelas pessoas que estão com sua garganta inflamada, mas não por quem convive com elas: a halitose (ou o famoso “mau hálito”) é a alteração dos odores que saem da boca quando nós respiramos. A não ser em casos mais graves, o mau hálito tem origem, justamente, na boca e na garganta. Nesse caso, o odor desagradável se justifica pelo excesso de células mortas na garganta, e vai passar tão logo a garganta se cure.

Fique tranquilo

Como você pode ver, a inflamação da garganta pode ser vista, inclusive, como uma coisa boa. Sua garganta sofreu uma agressão, e agora seu corpo está reagindo sozinho para livrar-se desse ataque e voltar a ficar bem. Normalmente, um antitérmico e analgésico como o paracetamol vai te ajudar a não sofrer muito enquanto você se cura. Paracetamol se encontra em à venda em praticamente qualquer farmácia, sob marcas comerciais famosas como Tylenol, Febralgin, Dorico, Sonridor, Vick Pirena e outras. Se os sintomas persistirem, claro, você deve consultar um médico.